NOVOS QUIOSQUES E CALÇADAS

A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS QUE CONTEMPLEM DE FORMA SIGNIFICATIVA A INOVAÇÃO

A construção dos novos quiosques e calçadas pode ser vista sob a lente de projetos. Projetos como estes devem ter como objetivo gerar algum ganho significativo, uma vez que é a oportunidade única de dar atenção ao propósito em questão, como também a de inovar.

Bom, quanto à construção de novas calçadas, não basta apenas construí-las sem gerar um ganho significativo para a cidade, ou simplesmente substituir uma por outra. É preciso listar requisitos de toda ordem, que facilitem toda e qualquer ação que envolva as calçadas. Como exemplo, pode-se ter como requisito a facilidade de manutenção das instalações existentes abaixo da calçada. Em muitos lugares as calçadas são alvos de constantes manutenções provocadas pela necessidade de destruí-las, para permitir o acesso às instalações subterrâneas.  

 

Em uma cidade como Recife, em que as inundações são constantes, um projeto de calçadas poderia ter também como requisito algo voltado para amenizar o acúmulo de água nas vias. Pode-se buscar também solucionar a questão dos resíduos (lixo) deixados sobre as calçadas com a instalação de lixeiras subterrâneas, voltadas para receber uma maior quantidade de lixo, quando comparadas às lixeiras de plástico destinadas apenas ao lixo de bolso.

 

Todos esses requisitos poderiam ser vistos no momento da concepção do projeto, o que com certeza geraria uma solução diferente e inovadora.

 

Apenas substituir a calçada velha, muitas vezes sem necessidade, por uma nova, acaba assoreando os dutos de escoamento d’água, o que contribui mais fortemente para a ocorrência de alagamentos nas vias da cidade.

Quanto aos novos quiosques, da mesma forma que as calçadas, poderiam trazer um ganho significativo em relação aos antigos locais. Quais seriam os requisitos de um quiosque para a praia de Boa Viagem? Eu, particularmente, gostaria de uma maior área de sombra, para proporcionar uma área protegida do sol forte. Como os quiosques foram alvo da ação das obras, poderia ser incluída a questão das lixeiras enterradas próximas ao local, uma vez que as lixeiras fazem parte do objeto quiosque.

De inovador, aparentemente, os novos quiosques ganharam um painel solar.

 

A questão da comunicação com as pessoas poderia gerar outro requisito. Tal requisito poderia contemplar a identificação em letras garrafais de cada quiosque da praia, para servirem de ponto nítido de referência.

 

Acredito que ficou claro o ganho que se pode obter vendo essas construções sob a lente de projetos, o que contempla um tempo de concepção, com a elaboração de requisitos inovadores que integrem um conjunto de soluções para as demandas da cidade. Durante o tempo voltado à concepção, é importante verificar outras soluções de quiosques, como alternativas e auxílio na definição do produto final.

A seguir, uma imagem de um quiosque da Praia do Morro em Guarapari - ES, fruto de uma obra realizada em 2020. Tal projeto envolveu a edificação de novos banheiros, guarda-corpo, revitalização da ciclovia, calçadão e 26 quiosques, com um custo de cerca de R$ 8 milhões.

 

Disponível em: https://www.portal27.com.br/dois-anos-apos-reforma-prefeitura-prepara-manutencao-de-r-460-mil-nos-quiosques-da-praia-do-morro/. Acesso em 20 Ago 22

Na referência sobre as informações descritas a respeito dos quiosques da Praia do Morro, é possível verificar que, após dois anos da construção, a Prefeitura de Guarapari -ES já prepara uma licitação voltada à manutenção das instalações. Tal fato pode estar evidenciando o zelo com a conservação do que foi entregue e instalado em uma área tão corrosiva quanto à orla da praia.

Como toda edificação próxima ao mar, os quiosques necessitam de manutenção constante, para que não acabem em um estado deplorável como alguns dos antigos quiosques da Praia de Boa Viagem, a seguir:

 

Portanto, a manutenção da obra edificada é um detalhe que deve ser observado e já previsto no escopo do projeto, ainda mais na orla da praia, onde as intempéries são demasiadamente agressivas em relação aos materiais. Nos novos quiosques, por exemplo, a conservação das madeiras das janelas requer manutenção constante, fato que deve estar previsto, uma vez que irá expor o real zelo pelo projeto. Na imagem abaixo, o detalhe das janelas de madeira dos novos quiosques da Praia de Boa Viagem,

 

 

Por fim, para ressaltar a importância da manutenção da solução criada, deixo a imagem, abaixo, do que foi um dia uma quadra de basquete na orla da praia de Piedade, município de Jaboatão dos Guararapes - PE. Na referida imagem, fica evidente a ideia que cada projeto deve receber uma previsão de custeio, de modo a prolongar os benefícios gerados pelo esforço realizado.