LIXEIRAS DA ORLA DE PIEDADE

 

A orla da praia de Piedade é com certeza fruto de um projeto. Nas imagens apresentadas abaixo, destacam-se as lixeiras de concreto concebidas na ocasião.

LEGENDA: 1- Como foi concebida; 2- Sem a porta de madeira; 3- Sem a porta de madeira e sem o saco plástico; 4- Sem a tampa (acumula água da chuva); 5- Sem a tampa e sem a porta de madeira; 6- Tampa quebrada; 7- Tampa quebrada; 8- Tampa quebrada.

Nas imagens, é possível perceber que a dupla, concreto x saco plástico, não funciona, devido aos rasgos facilmente provocados; como também as portas de madeira expostas à marisia, que necessitam de manutenção constante. Além disso, o fato do concreto ser um material que dificulta o manejo implica na quebra da parte superior da lixeira, no momento da colocação de um saco plástico.

É preciso ter zelo e capricho quando da concepção de um projeto. Um projeto é a oportunidade para materializar uma inovação. Isso requer estudo e ousadia, para que realmente se faça a diferença. Apostar em soluções antigas que notadamente não agregam valor é um grande desperdício do momento proporcionado por um projeto, um breve período em que as oportunidades para a melhoria e inovação se fazem presentes.