Sport x Vasco (Ilha do Retiro ou Arena Pernambuco)


A partida entre o Sport e o Vasco, no dia 16 de outubro de 2022, pela Série “B” do Campeonato Brasileiro, colocou em confronto direto dois times que disputavam a vaga para a Série “A”. Todos já sabiam que o contexto do jogo reunia uma série de condições com o potencial elevado para gerar problemas.


A escolha do local da partida era um fator importante, pois poderia elevar o risco de problemas, como também reduzir. Bom, a escolha foi pela Ilha do Retiro como local do jogo, o que considero um fator que contribuiu para a ocorrência de problemas.


Como já era de conhecimento de todos sobre o contexto e o potencial problemático da partida, pergunto o motivo pelo qual não escolheram a Arena Pernambuco, um estádio mais moderno e mais seguro. Além da segurança, sempre considerei a Arena Pernambuco como o lugar ideal para os times do Recife mandarem seus jogos.


Time grande joga em estádio moderno. Então, se os times do Recife querem um lugar melhor no cenário nacional, devem jogar na Arena Pernambuco. Se amesquinhar nos campos antigos é ruim para o torcedor (desconfortável e inseguro), para o clube e para o futebol jogado. Um estádio moderno e novo aumenta a percepção de espetáculo por parte dos jogadores e do público.


Acredito que a ideia força é a “Percepção do futebol jogado”, principalmente por parte do público. Alguns anos atrás, na Ilha do Retiro, estava escrito: “ Sport Campeão da Série “B”. Então, comentei com um amigo torcedor do Sport que tal frase deveria ser apagada, uma vez que o Time deve focar na Série “A” e esquecer as passagens pela Série “B”.